Em geral, qualquer pessoa, com idade superior a 18 anos, pode efetuar um branqueamento dentário e sempre que se verifique um bom estado de saúde oral. Caso existam alguns problemas dentários tais como cáries, desgastes, sensibilidade dentária ou outros, pode haver a necessidade de os tratar previamente. Deve, por isso, consultar o seu médico dentista, para em conjunto avaliarem o momento certo para realizar o branqueamento dentário.

É fundamental que, independentemente da técnica a utilizar, este procedimento seja efetuado pelo seu médico dentista, sempre com base na melhor relação eficácia/segurança.
 

 

 

Este procedimento pode causar alguns efeitos secundários, quer a nível dentário quer a nível das gengivas, devido à concentração dos produtos, a forma como são aplicados e as condições de cada paciente. O que ocorre com mais frequência são a sensibilidade dentária e desconforto gengival que normalmente desaparece com a interrupção do tratamento. O seu médico dentista pode prevenir e controlar clinicamente estas condições.

Nos casos em que os pacientes possuam restaurações estéticas e próteses dentárias poderão ter a necessidade de substituir ou reparar as mesmas no final do tratamento de branqueamento, de modo a ajustar a cor e garantir a integridade das restaurações dentárias, visto que os produtos de branqueamento não atuam na cor dos materiais que as compõem.

Este tratamento, sempre supervisionado pelo médico dentista, pode ser realizado de duas formas. Por um lado pode ser aplicado o material branqueador em casa (“tratamento ambulatório”), utilizando geralmente os produtos de menor
concentração, por períodos variáveis (desde 1 a 8 horas diárias), durante vários dias ou semanas ou, por outro lado, pode optar pela aplicação no consultório, com o auxílio de luzes. O que exerce um efeito branqueador são os produtos químicos aplicados em simultâneo. As luzes são usadas como forma de acelerar a reação química dos produtos, na tentativa de tornar o processo de branqueamento mais rápido.

Se tiver alguma dúvida acerca do tratamento que vai efetuar não tenha não hesite em entrar em contacto connosco ou colocar as suas questões durante a sua consulta.